“Mágico”, “dos mais peculiares” e “uma verdadeira viagem por diversas épocas da história” são algumas das expressões que caracterizam o Caminho da Geira e dos Arrieiros, no Guia Turístico da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, publicado pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).
O guia turístico dedica um capítulo de 28 páginas, intitulado ‘Ficha de Proposta de Programa Turístico Caminho da Geira e dos Arrieiros’, ao emblemático itinerário jacobeu que liga Braga a Santiago de Compostela.
Segundo os autores da obra, composta por um total de 124 páginas, trata-se de um dos caminhos “mais peculiares existentes em Portugal”, com uma envolvente histórico-cultural de “elevada importância” e o enquadramento do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), de “extrema relevância”.
“É uma verdadeira viagem pelas diversas eras da história, com os vestígios existentes a dotarem o caminho de uma envolvência única”, lê-se no Guia Turístico da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, frisando que o Caminho da Geira e dos Arrieiros tem “passagens por reservas naturais de inigualável valor”.
É um traçado “genuíno”, com “desafios físicos e espirituais, em comunhão com a natureza e a história”, que se “integra de forma natural na história das regiões que atravessa”.
“O percurso torna-se um complexo e intrincado circuito arqueológico romano, com uma passagem de 30 quilómetros pelo PNPG, através da Geira Romana, mantendo muito do seu traçado original, por diversos pontos de interesse, envolvidos por um ambiente de beleza natural incomparável no contexto nacional”, refere o capitulo relativo ao itinerário, desenvolvido pela Idtour.
O percurso é marcado por um conjunto maioritariamente epigrafado de miliários na Geira Romana, “caso único no território mundial devido à sua extensão e densidade por milha”, constituindo esta “viagem um verdadeiro marco de envolvência cultural e paisagística”, que se tornam “parte da magia do trajecto”.
A primeira edição do Guia Turístico da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, de seis mil exemplares, datada de Março de 2021, propõe que o Caminho da Geira e dos Arrieiros seja percorrido a pé em 14 etapas.
A abordagem ao percurso está dividida em 17 subcapítulos.
Um mapa e uma infografia da proposta de etapas, a ficha técnica do percurso, códigos QR para mais informação, a descrição detalhada das atracções/actividades e o que visitar ao longo do caminho são alguns dos temas abordados pelos autores do guia. Os eventuais impactos naturais e culturais, a integração da base económica e a atractividade turística são outros temas focados.