O Caminho Jacobeu da Geira e dos Arrieiros, entre Braga e Santiago de Compostela, que percorre uma distância total de 240kms, foi incluído pela Igreja no conjunto de nove “itinerários oficiais” da Peregrinação Europeia de Jovens a Santiago de Compostela, que decorre em agosto de 2021 no âmbito das celebrações do Ano Santo Jacobeu.
O plano da peregrinação terá cinco etapas, na distância total de 100 quilómetros, prevendo partidas e chegadas em Ribadavia ou Berán, Feás, Soutelo de Montes, Codeseda, Pontevea e Santiago de Compostela.
O caminho poderá também ser percorrido desde Braga por outros peregrinos, com objetivos similares ou diferentes, que não estejam integrados neste projeto.
Segundo a organização da Peregrinação Europeia de Jovens a Santiago 2021, “para chegar até ao túmulo do Apóstolo Santiago existem nove caminhos oficiais preparados para peregrinos”: Inglês, Francês, Norte, Primitivo, Via da Prata, Português, Variante Espiritual, Costa da Morte e o Caminho da Geira e dos Arrieiros.
O lema do encontro, que acontecerá de 4 a 8 de agosto, no âmbito do Ano Santo Jacobeo 2021, será “Jovem, levanta-te e sê testemunha. O Apóstolo Santiago espera-te”. Percorrendo os caminhos de Santiago nos finais de julho e início de agosto, está prevista a chegada de milhares de jovens peregrinos entre os dias 3 e 5.
O caminho é constituído por quatro áreas diferente, sendo que, o trajeto entre Braga e Lóbios, com cerca de 68 kms, permite percorrer a Geira que atravessa o concelho de Terras de Bouro. Relembramos que os peregrinos que efectuem o Caminho Jacobeu da Geira e dos Arrieiros têm a possibilidade de carimbar o seus passaportes com as respetivas credenciais no Posto de Turismo de Moimenta e no Núcleo Museológico de Campo do Gerês.
O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi reconhecido pela Igreja a 28 de março de 2019, data em que o delegado de peregrinações do cabido da Catedral de Santiago, o deão Segundo L. Pérez López, assinou um certificado onde refere que o traçado cumpre “as condições de outros caminhos de peregrinação” e por isso “concede a Compostela” a quem o percorrer. Está em curso o processo de homologação pelas entidades civis.
Fontes: O Amarense, Municipio de Terras de Bouro e outras.