Um peregrino, Tonho Alves Picallo, completou esta semana a sua centésima caminhada a Santiago de Compostela e ao mesmo tempo o seu quinto percurso da Geira e dos Arrieiros, partindo de Braga e passando pela Serra do Gerês até à capital da Galiza.
Tonho Alves Picallo, de 45 anos, é muito conhecido entre os romeiros compostelanos, costumando passar discretamente por Braga, mas sendo esta a centésima caminhada a Santiago de Compostela, fez questão de divulgar, até por ter partido de Braga.
“Eu gostei muito também visitar aquela fonte com a imagem de Santiago de Compostela numa rua empedrada típica de Braga”, disse, entretanto, a O MINHO, Tonho Alves Picallo, referindo que “havendo fé as condições meteorológicas ultrapassam-se”.
Contrariando o adágio segundo o qual “os santos da casa não fazem milagres”, este compostelano, guia turístico-religioso em Santiago de Compostela, parte sempre de autocarro desde a capital galega para no estrangeiro iniciar as caminhadas a Santiago.
“Desde o ano de 2009 que realizo os Caminhos de Santiago como peregrino e a partir de 2012 já como Guia Oficial de Turismo da Galiza, organizando há cinco anos caminhadas com quem me quer acompanhar” disse Tonho Alves Picallo a O MINHO.
“Mais de metade das minhas caminhadas destinaram-se também a promover causas solidárias, sob o lema ‘um caminho, uma causa’, esta é uma grande paixão, porque o trabalho é em Santiago de Compostela. como guia turístico naquela cidade”, referiu.
Fonte: https://ominho.pt/peregrino-fez-centesima-caminhada-ate-santiago-e-escolheu-braga-para-sair/